Reciclagem de Pilha


As pilhas e baterias são compostas por metais maléficos à saúde do ser humano e nocivos ao meio ambiente, como omercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. No Brasil, são mais de 1 bilhão de pilhas e cerca de 400 milhões de baterias de celular produzidas e comercializadas todos os anos.
Grande parte das pilhas e baterias descartadas são jogadas no lixo comum sem nenhum tratamento  técnico específico. Desde o ano 2000, no Brasil, há uma obrigatoriedade que exige que pilhas e baterias sejam fabricadas com quantidades mínimas ou nulas de metais poluidores como os citados anteriormente.
Essa exigência faz parte da resolução n° 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de 1999. A resolução foi lançada para coibir os pronunciamentos de diversas empresas que insistiam em afirmar que o descarte de pilhas e baterias no meio ambiente era algo naturalmente aceitável e não nocivo à saúde humana e do meio ambiente.
Segundo o Conama, só é possível jogar as pilhas no lixo comum se houver manejo sustentável nos aterros sanitários. No Brasil, somente 10% dos aterros são gerenciados com manejo. Muitas pilhas consumidas no Brasil são provenientes de contrabando e são produtos que estão fora do padrão de segurança e qualidade exigido pelo Conama.
Em nosso país, a reciclagem de pilhas e baterias  é mínima, as pessoas ainda possuem a cultura de descartar pilhas usadas no lixo comum e de não levar uma bateria de celular usada, por exemplo, nos postos de coleta das operadoras. Segundo dados de 2008, somente 1% das pilhas descartadas são recicladas.
Cerca de 1% do lixo urbano é composto por resíduos sólidos tóxicos. Grande parte desses resíduos, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) são restos de lâmpadas fluorescentes, latas de inseticidas e tintas, termômetros, pilhas e bateria.
  
Dicas para usar corretamente pilhas e baterias
 Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.
 Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.
 Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.
 Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns, novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade. 
 Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.
 Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente. 
 Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios. 
 Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir. 
 Pelas mesmas razões, não as incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las. 
 Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que elas se transformem em brinquedo para as crianças. 
 Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas não removíveis.
 Compre sempre produtos originais. Não use pilhas e baterias piratas
Locais de coleta de pilhas, baterias e celulares.
- Pilhas e baterias
Papa-pilhas
http://www.bancoreal.com.br/papapilhas
Drogaria São Paulo
A Drogaria São Paulo, apóia a resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que prevê por parte dos estabelecimentos comerciais o recolhimento de pilhas e baterias usadas. A coleta é realizada nas lojas e entregue a uma empresa especializada em reciclagem de materiais químicos. Dessa forma, todas as pessoas que tiverem pilhas e baterias sem carga em casa podem dar solução levando-as a qualquer filial da rede.
www.drogariasaopaulo.com.br
Valvolândia
http://www.valvolandia.com.br/OBJ/openExtra.asp?extra=9

Baterias de chumbo ácido
PRAC
http://www.prac.com.br
- Celulares e carregadores
Sony
http://www.sony.com.br/electronicos/inst_meioamb-sp_recolhimento.crp

Nenhum comentário:

Postar um comentário